Violência contra a mulher cresce em Alagoas; Samu atende 20 casos por mês
Alagoas registra média de 20 atendimentos mensais do Samu a vítimas de violência doméstica
Os casos de violência contra a mulher em Alagoas têm aumentado, segundo dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O serviço atende, em média, 20 vítimas por mês em todo o estado.
As ocorrências incluem espancamentos, agressões com arma branca, arma de fogo e feminicídios. Estatísticas apontam que, a cada três dias, uma mulher é socorrida pelo SAMU em Alagoas devido à violência doméstica.
Somente em 2024, o SAMU já realizou 215 atendimentos a vítimas de violência doméstica no estado.
Ciclo de agressões e atendimento
Uma vítima relatou que enfrentou um ciclo de agressões que durou seis anos. Segundo ela, a agressora pedia desculpas após os atos e afirmava não querer cometê-los, o que levava a vítima a acreditar que era a culpada. A mulher descreveu situações em que era agredida e forçada a limpar o sangue resultante das agressões.
Rede de Atenção às Violências (RAVE)
A violência doméstica nem sempre começa com um socorro de emergência, mas o primeiro pedido de ajuda é frequente.
Em Alagoas, a Rede de Atenção às Violências (RAVE) oferece suporte para mulheres que decidem denunciar.
O objetivo da RAVE é monitorar, assistir, prevenir e integrar todos os serviços de atendimento às vítimas de violência no estado. A rede busca acolher mulheres fragilizadas e temerosas pela própria vida, garantindo atendimento integral e sem revitimização.
O serviço oferece acompanhamento às vítimas por até seis meses.FONTE: https://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2025/12/15/violencia-contra-a-mulher-cresce-em-alagoas-samu-atende-20-casos-por-mes.ghtml