Veja o que se sabe e o que falta esclarecer sobre morte de bebê de 8 meses com tiro na cabeça no Grande Recife
17/06/2025
(Foto: Reprodução) Rian Rufino Andrade estava num carro com os pais quando veículo foi interceptado por criminosos, que começaram a atirar na família. Polícia investiga morte de bebê com tiro na cabeça em Jaboatão dos Guararapes
Um bebê de 8 meses morreu com um tiro na cabeça em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife (veja vídeo acima). A vítima, identificada como Rian Rufino Andrade, estava com os pais dentro de um carro quando criminosos pararam na frente deles e começaram a disparar contra a família, que tinha saído de um shopping.
O pai do bebê, Romário Andrade Gonçalves da Luz, de 30 anos, ficou ferido. O caso é investigado pela Polícia Civil.
📲 Siga o perfil do NE1 no Instagram
Confira, abaixo, o que se sabe e o que falta esclarecer sobre o caso:
Quando e como foi o crime?
Quantos tiros foram disparados e como as vítimas foram socorridas?
Quem era o alvo dos criminosos?
Quem são os atiradores e qual a motivação do atentado?
O que a polícia fala sobre as investigações?
Quando e como foi o crime?
O caso aconteceu na noite do domingo (15), próximo a um posto de gasolina localizado na Rua Waldemir da Cunha Antunes, no bairro de Jardim Piedade. Segundo a polícia, a família tinha saído de carro do Shopping Guararapes, em Piedade, que fica a cerca de 2,5 quilômetros do local do crime. Não se sabe para onde as vítimas seguiam.
De acordo com um relatório interno da Polícia Militar, ao qual o g1 teve acesso, a mãe de Rian, que não teve o nome divulgado, contou aos policiais que era ela quem dirigia o veículo enquanto o pai, Romário Andrade Gonçalves da Luz, de 30 anos, segurava o bebê no colo.
Segundo o relato registrado no documento, o carro da família foi interceptado por um outro veículo, de onde desceu um grupo de homens encapuzados. Em seguida, os criminosos se aproximaram e se identificaram como policiais, afirmando ter uma ordem para executar os três. Foi nesse momento que os bandidos teriam começado a atirar.
⬆️ Voltar ao início desta reportagem.
Como as vítimas foram socorridas?
Ao menos, 13 tiros foram disparados em direção ao carro, atingindo apenas o lado onde estavam Romário e Rian. Conforme o relatório policial, a mãe do bebê disse que, ao ouvir os disparos, pegou o menino dos braços do pai e desceu do veículo para pedir ajuda. Os criminosos fugiram.
Romário foi atingido nos ombros e no braço direito. Não há informações de como a mulher conseguiu se desvencilhar dos tiros.
De acordo com o relatório da polícia, um homem que passava no local naquele momento viu a mãe pedindo socorro e a levou com o bebê para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Barra de Jangada, que também fica em Jaboatão.
Enquanto a equipe médica atendia o bebê e confirmava a morte da vítima, o pai deu entrada na UPA, segundo a polícia. Não se sabe como ele chegou à unidade. Depois dos primeiros atendimentos, Romário foi transferido para o Hospital Dom Hélder Câmara, no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife.
⬆️ Voltar ao início desta reportagem.
Carro em que bebê de 8 meses levou tiro na cabeça em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife
Reprodução/TV Globo
Quem era o alvo dos criminosos?
O g1 apurou que o alvo principal dos criminosos era o pai da criança, Romário Andrade Gonçalves da Luz. Ele tem passagem pela polícia por homicídio qualificado e tráfico de drogas. Mas não se sabe se o crime tem relação com os casos pelos quais Romário já respondeu na Justiça.
⬆️ Voltar ao início desta reportagem.
Quem são os atiradores e qual a motivação do atentado?
Segundo o relatório policial, a mãe do bebê disse que não reconheceu nenhum dos atiradores que participaram da emboscada. Não se sabe quantas pessoas estão envolvidos no crime.
Até a última atualização desta reportagem, nenhum suspeito foi preso e a motivação do ataque não foi confirmada.
⬆️ Voltar ao início desta reportagem.
O que a polícia fala sobre as investigações?
Procurada, a Polícia Civil de Pernambuco informou que o caso foi registrado pela Força Tarefa de Homicídios Metropolitana Sul. O crime é investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Até a última atualização desta reportagem, a corporação disse apenas que "as diligências seguem até o esclarecimento do caso".
⬆️ Voltar ao início desta reportagem.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias