Suspeito de envolvimento em morte de vigilante dentro de escola vira réu por latrocínio no Acre
23/05/2025
(Foto: Reprodução) Francisco do Nascimento Costa, que foi preso no dia 10 de abril tentando fugir do estado na Rodoviária de Rio Branco, também teve prisão mantida pela justiça. Os outros dois presos pela morte de Raimundo de Assis Souza Filho ainda não foram denunciados. Francisco do Nascimento Costa, de 23 anos, participou da ação criminosa, segundo a Polícia Civil
Reprodução
Mais de um mês após o assassinato de Raimundo de Assis de Souza Filho, de 52 anos, vigilante da escola estadual Maria Raimunda Balbino, um dos suspeitos de envolvimento no crime teve denúncia aceita pela Justiça do Acre. O Ministério Público do Acre (MP-AC) denunciou Francisco do Nascimento Costa, de 23 anos, por latrocínio, ou seja, roubo seguido de morte.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Raimundo de Assis morreu em uma troca de tiros com criminosos que tentaram roubar a arma dele na manhã do dia 7 de abril. Ele trabalhava há cerca de cinco anos na instituição de ensino.
Conforme o MP, Francisco agiu junto a Leandro Mendes dos Santos, de 18 anos, e Valdeusmar Bezerra da Silva, de 35 anos, para invadir a escola e roubar a arma de Raimundo de Assis, utilizando abordagem violenta que provocou a morte.
RELEMBRE O CASO:
Suspeito baleado em assalto que matou vigilante no AC passa por cirurgia e está na UTI: 'Estado grave'
Terceiro envolvido em morte de vigilante dentro de escola é preso em bairro de Rio Branco
Vídeo mostra momento em que vigilante é baleado e morto em escola no AC: 'Estamos em choque', diz enteada
Raimundo Assis, de 52 anos, foi morto por criminosos durante um assalto em uma escola de Rio Branco
Reprodução
O juiz Gustavo Sirena recebeu a denúncia no dia 13 de maio, levando em conta que as imagens do circuito interno da escola mostraram Costa no local. (Veja mais abaixo)
Além disso, contou contra ele o fato de ter sido preso na Rodoviária de Rio Branco, enquanto tentava fugir do estado após o crime, no dia 10 de abril.
O magistrado também manteve Costa preso preventivamente. A defesa dele tem 10 dias para responder à acusação. O g1 não conseguiu contato com a defesa.
Vídeo mostra ataque que terminou com morte de vigilante em escola no Acre
"Importante registrar que o representado foi preso em cumprimento ao mandado de prisão expedido em outros autos, no dia 10 de abril de 2025, três dias após os fatos, enquanto estava na iminência de fugir do estado, fator este que autoriza o decreto preventivo", enfatizou.
Os suspeitos
Da esquerda para direita: Leandro Mendes dos Santos, Francisco do Nascimento Costa e Valdeusmar Bezerra da Silva.
Reprodução
Conforme as investigações da Polícia Civil, três pessoas organizaram o roubo que ocasionou a morte de Raimundo de Assis. Leandro Mendes dos Santos foi quem entrou na escola armado e abordou a vítima. Ele também foi atingido quando Raimundo de Assis reagiu, e precisou ser levado ao pronto socorro (PS) de Rio Branco. Até a denúncia do MP, encaminhada no dia 6 de maio, ele ainda estava internado.
Além do jovem, conforme a polícia, Valdeusmar Bezerra da Silva entrou junto com Leandro na escola. Ele era monitorado por tornozeleira eletrônica por conta de um outro crime, e, por meio dos dados do equipamento, foi possível determinar todo o trajeto no dia do crime. Ele entrou na escola ainda na madrugada do dia 7 de abril para mapear o local.
Por fim, ainda conforme a polícia, Francisco do Nascimento Costa teve o papel de orientar a dupla durante a invasão. Ele ficou no muro da escola, observando para avisar aos comparsas onde Raimundo de Assis estava. Ele foi visto por uma testemunha correndo junto com Valdeusmar após os disparos.
VÍDEOS: g1