Quatro homens são presos por envolvimento em briga de torcida que deixou feridos antes de clássico entre Santa Cruz e Náutico
26/01/2026
(Foto: Reprodução) Torcedores brigam no entorno do Terminal do Barro, horas antes de jogo clássico no Recife
Quatro homens foram identificados e presos por envolvimento na briga de torcidas organizadas que ocorreu antes do clássico entre Santa Cruz e Náutico pelo Campeonato Pernambucano. O confronto aconteceu na manhã do domingo (25) e deixou ao menos três feridos (veja vídeo acima). Segundo a polícia, as prisões em flagrante foram feitas horas depois. Os nomes dos presos não foram divulgados.
Os envolvidos foram identificados pela Secretaria de Defesa Social (SDS), que informou que eles integram torcidas organizadas do Santa Cruz e do Sport. Segundo a Polícia Militar, o confronto gerou agressões e correria no entorno do Terminal Integrado do Barro, na Zona Oeste do Recife, e dentro da estação de metrô do bairro.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Imagens mostram criminosos brigando, pulando catracas na estação e depredando um veículo. Não foi informada a unidade de saúde para onde os feridos foram levados.
Conforme a SDS, as prisões foram possíveis a partir da análise de imagens da briga, que foram compartilhadas com grupos operacionais do Batalhão de Choque.
O efetivo atuou no policiamento do jogo e passou a realizar abordagens preventivas nos acessos à Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife – estádio onde ocorreu a partida de futebol.
Antes do término da partida, policiais do Choque, com apoio da inteligência da polícia, conseguiram reconhecer dois dos suspeitos pelas roupas utilizadas durante o confronto. Os outros dois envolvidos foram identificados e localizados logo em seguida.
LEIA TAMBÉM:
Briga de torcidas deixa feridos e transforma ruas do Recife em cenário de guerra
Justiça decreta prisão preventiva de 13 envolvidos em brigas de torcidas do Santa Cruz e Sport
Os quatro homens foram encaminhados à Central de Plantões da Capital (Ceplanc), que fica no bairro de Campo Grande, na Zona Norte do Recife. Todos foram autuados em flagrante por associação criminosa, lesão corporal, provocação de tumulto e dano qualificado.
Os suspeitos não tiveram os nomes divulgados, mas as idades são 19, 21, 21 e 23 anos. Eles vão passar por audiência de custódia para saber se a prisão em flagrante será convertida em preventiva. O caso segue em investigação por meio da Delegacia de Polícia de Repressão à Intolerância Esportiva.
Entenda o caso
Torcedores brigam no Recife horas antes de jogo clássico entre Santa Cruz e Náutico pelo Campeonato Pernambucano
Reprodução/redes sociais
Imagens enviadas para a TV Globo mostram um grupo de torcedores chegando ao terminal pela rodovia BR-101, a pé e em motocicletas;
De acordo com a Polícia Militar, o confronto envolveu "integrantes de torcidas organizadas do Santa Cruz e do Sport"
O confronto resultou em três pessoas das torcidas organizadas feridas e danos ao patrimônio;
Um carro, estacionado próximo ao local da briga, foi vandalizado, e um homem que estava dentro do veículo foi agredido com socos;
Na Estação Barro, vídeo mostra integrantes da torcida organizada pulando a catraca para acessar a plataforma de embarque do metrô;
Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), um portão do lado de fora da estação foi danificado, mas não houve registros de brigas dentro do metrô.
As brigas foram registradas entre torcedores do Sport e Santa Cruz. Porém, a partida da quinta rodada do Campeonato Pernambucano de 2026, que começou às 18h do domingo (25), na Arena Pernambuco, foi feita entre os times Santa Cruz e Náutico.
Histórico de brigas de torcida
Em 2025, 13 torcedores tiveram a prisão preventiva decretada pela Justiça, após várias brigas, inclusive um episódio de violência sexual serem registradas no Grande Recife em um dia de clássico do Campeonato Pernambucano.
Na época, o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, cobrou uma ação dos clubes para reduzir a violência no futebol.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
U