INSS paralisa serviços para atualizar sistema e deixa milhares sem atendimento
27/01/2026
(Foto: Reprodução) Segurados do INSS que precisam de atendimento vão ter que esperar até segunda-feira (02/02)
Milhares de aposentados e pensionistas não estão conseguindo fazer contato com o INSS. Os canais de atendimento pararam de funcionar. O instituto diz que a paralisação é temporária e já estava programada.
Carregando, carregando e nada. Muitos segurados que tentaram entrar no aplicativo Meu INSS nos últimos dias não conseguiram. O sistema travou. E não foi só o aplicativo. Na Central 135, ou a ligação falhava ou então quem conseguia completar ficava ouvindo uma musiquinha até a ligação cair.
No dia 6 de janeiro, a Dataprev, empresa responsável pela tecnologia da informação da Previdência Social, informou ao INSS que no fim do mês teria de paralisar os serviços para modernizar os sistemas. Mas desde o último dia 19, o segurado vem sofrendo com a instabilidade dos canais de atendimento - o que não era esperado.
Em nota, o INSS afirmou que foi surpreendido com a situação e vem mantendo contato diário com a Dataprev para monitorar a situação. Disse que antecipou atendimentos que estavam previstos entre os dias 28 e 30 de janeiro e que só no último fim de semana adiantou mais de 21 mil atendimentos, entre perícias e avaliações sociais. E mesmo nos dias de mutirão, muita gente ficou sem atendimento. Foi o caso da aposentada Maria Lira em Porto Alegre:
"Cheguei até aqui, uma filona, e não consegui nada, tudo fechado. Não tem nenhuma pessoa para dar um parecer para a pessoa. é desrespeito com a gente".
Suspensão dos canais de atendimento do INSS deve durar até o fim de janeiro
Jornal Nacional/ Reprodução
Também em nota, a Dataprev declarou que, na última semana, atuou para manter o funcionamento do Meu INSS diante de um aumento excepcional no volume de acessos – cerca de seis vezes maior que o habitual. A Dataprev explicou que o aumento nos acessos se deu, entre outros motivos, pela divulgação da indisponibilidade programada dos sistemas e explicou que, durante a paralisação, fará a modernização dos sistemas previdenciários com a migração de dados para uma plataforma tecnológica mais atual, que amplia a capacidade de evolução e sustentabilidade das soluções.
A parada começou às 19h, horário de Brasília. Até o próximo dia 1º, as agências do INSS vão ficar fechadas para o público. Também não haverá atendimento na Central 135, no site e no aplicativo Meu INSS. O g1 preparou uma reportagem com mais detalhes sobre os serviços do INSS que ficarão fora do ar.
Quem tinha atendimento agendado e não foi atendido nos mutirões poderá consultar uma nova data a partir de 2 de fevereiro. Com os serviços parados, o INSS também prorrogou o prazo para quem precisa contestar descontos indevidos em pensões e aposentadorias. O prazo, que terminava no próximo dia 14 de fevereiro, vai agora até 20 de março.
LEIA TAMBÉM
Vai precisar do INSS? Veja quais serviços ficarão fora do ar a partir de terça-feira (27)
INSS inicia pagamento de benefícios de janeiro; veja calendário