Eleitores de Guará, SP, vão às urnas neste domingo (7) para eleger novo prefeito
07/12/2025
(Foto: Reprodução) Dois candidatos disputam o cargo de prefeito de Guará, SP
Cerca de 14 mil eleitores em Guará (SP) vão às urnas neste domingo (7) para eleger prefeito e vice-prefeito, que devem comandar a cidade até o fim de 2028.
A eleição suplementar ocorre das 8h às 17h e tem duas chapas candidatas. (veja mais abaixo)
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, o novo pleito foi convocado após a Justiça Eleitoral indeferir o registro da candidatura do prefeito eleito em 2024, Vinicius Magno Filgueira.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Pela coligação 'De mãos dadas por Guará e pioneiros' (Republicanos, PSD e PL), concorrem Filipe Furtado da Rocha e Juliano Eduardo Marchi, candidatos a prefeito e vice, respectivamente, e ambos do Republicanos.
Vista aérea de Guará, na região de Ribeirão Preto (SP)
ArquivoEP
Pela coligação 'Esperança, trabalho e respeito por Guará e pioneiros' (Podemos e União Brasil) concorrem Túlio de Mattos Figueiredo (Podemos), candidato a prefeito, e José Ricardo Cardoso Alcântara (União Brasil), vice.
LEIA TAMBÉM
Eleição suplementar: Gildemir de Souza é eleito prefeito de Guatapará com 57,94% dos votos
Eleição suplementar: Mônica Favarim é eleita prefeita de Sales Oliveira
Guará tem seis locais de votação e 48 seções, segundo a 60ª Zona Eleitoral de Ituverava, responsável pela organização das eleições.
Os candidatos eleitos devem tomar posse até 9 de janeiro de 2026 e exercerão o mandato até o fim de 2028.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), quem deixar de votar por não se encontrar no domicílio eleitoral, poderá justificar a ausência no mesmo dia e horário da votação de três formas:
Por meio do aplicativo e-Título no dia da votação
Justificativa até 5 de fevereiro de 2026 por meio do e-Título
Justificativa até 5 de fevereiro de 2026 por meio do Sistema Justifica (disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral)
Justificativa até 5 de fevereiro de 2026 por meio de requerimento formulado perante a zona eleitoral.
Não haverá mesas de justificativa nos locais de votação.
O voto é obrigatório para quem tem mais de 18 e menos de 70 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 e jovens entre 16 e 17 anos. Para votar, é necessário ter título de eleitor e estar em situação regular com a Justiça Eleitoral.
Ainda segundo o TRE, pessoas com 80 anos ou mais têm prioridade absoluta na fila de votação. Além disso, também têm prioridade pessoas com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência, gestantes, lactantes e acompanhantes, conforme necessidade verificada pelo presidente da mesa.
Urna eletrônica
Giuliano Gomes/PR Press
Registro de candidatura impugnado
Candidato eleito em 2024, Vinicius Mago Filgueira teve o pedido de registro de candidatura impugnado pelo Ministério Público Eleitoral e pela Coligação 'Um Novo Caminho para Guará e Pioneiros' (Podemos, União Brasil, MDB).
De acordo com o processo, a Câmara de Vereadores de Guará informou que Vinicius foi eleito vice-prefeito nas Eleições 2016 e, por diversas vezes, entre 2017 e 2020, assumiu o cargo de prefeito, inclusive no período de seis meses que antecederam as Eleições 2020, o que é proibido.
Em 2020, Vinicius foi eleito prefeito para o mandato de 2021 a 2024, mas ele era inelegível, porque a Constituição Federal veda a reeleição por mais de um período subsequente para os cargos do Executivo.
O registro de candidatura foi negado em primeira instância e depois, em 17 de outubro de 2024, em segunda instância.
Vinicius interpôs recurso especial no TSE, que manteve o registro de candidatura indeferido em decisão de 25 de março de 2025.
O então prefeito ainda interpôs o recurso de agravo interno contra a decisão da Corte, mas, em votação no dia 6 de junho deste ano, os ministros negaram o pedido e o registro de candidatura foi negado mais uma vez. A defesa entrou com um novo recurso, que foi rejeitado novamente.
A eleição suplementar foi aprovada pelo TRE por unanimidade, em sessão plenária realizada em outubro.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região