Com exames e atendimentos voltados aos homens, Rio Branco promove ação em alusão ao Novembro Azul
19/11/2025
(Foto: Reprodução) Novembro Azul reforça conscientização sobre câncer de próstata
A Unidade de Saúde da Família (USF) Gentil Perdomo da Rocha recebe, nesta quarta-feira (19), uma programação especial voltada à saúde masculina como parte das ações do Novembro Azul. A iniciativa ocorre das 14h às 20h no bairro Floresta, em Rio Branco.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o objetivo é ampliar o acesso a exames e atendimentos preventivos.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
A ação reúne uma série de serviços voltados, principalmente, ao cuidado integral do homem, incluindo exames específicos para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, como PSA e toque retal, destinados a homens a partir dos 50 anos ou a partir dos 45, para quem possui histórico familiar.
Além disto, também haverá:
consultas médicas;
atendimento odontológico;
testes rápidos;
aferição de pressão;
medição de glicemia;
Novembro Azul: Câncer de próstata é o segundo tipo que mais atinge homens no Brasil
Além dos atendimentos clínicos, a USF oferecerá práticas integrativas como ventosaterapia e auriculoterapia.
No espaço externo, atividades recreativas foram organizadas para envolver também familiares, reforçando a ideia de saúde como parte da rotina coletiva.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, a proposta é fortalecer a prevenção e reduzir resistências históricas em relação ao autocuidado masculino.
“Temos trabalhado de forma contínua para ampliar o acesso aos serviços e fortalecer a prevenção [...] o Novembro Azul é simbólico, mas nosso compromisso é permanente: promover ações que transformem vidas e reforcem a importância do cuidado em todas as fases da vida”, afirmou.
USF Gentil Perdomo, em Rio Branco
Asscom/Semsa Rio Branco
Embora faça parte da campanha anual, a atividade ocorre em um contexto em que especialistas reforçam a importância do acompanhamento contínuo.
Dados do Ministério da Saúde indicam que o diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura do câncer de próstata, tipo mais comum entre homens após os 50 anos.
Além disto, o número de atendimentos por câncer de próstata em homens com até 49 anos cresceu 32% entre 2020 e 2024, passando de 2,5 mil para 3,3 mil procedimentos no Sistema Único de Saúde (SUS).
VÍDEOS: g1