Grávida de 8 meses, jovem de 19 anos faz Enem pela 1ª vez no Amapá: ‘Quero ser nutricionista’
09/11/2025
(Foto: Reprodução) Enem 2025 começa neste domingo para 4,8 milhões de inscritos
Maiara Ferreira da Silva, de 19 anos, está grávida de oito meses e decidiu enfrentar um dos maiores desafios da vida estudantil: fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela primeira vez. A jovem, moradora de Macapá, é aluna do 3º ano do ensino médio e sonha em cursar Nutrição.
“Essa é a minha expectativa, por isso estou aqui hoje tentando fazer uma prova boa”, contou Maiara, que vai prestar o exame neste domingo (9).
Baixe o app do g1 para ver notícias do AP em tempo real e de graça
Ela estuda na Escola Estadual Deusolina Sales Farias, no bairro Pacoval, e diz que se preparou ao longo de todo o ano com foco nas aulas de redação e português. “A escola vem bastante focada, com bastante redação, e vamos tentar aqui, né?”, disse.
Maiara Ferreira da Silva, de 19 anos, está grávida de oito meses
Isadora Pereira/g1
À espera do primeiro filho, que se chamará Emanuel, Maiara acredita que a maternidade será mais um incentivo para alcançar seus objetivos. “Já vai trazer essa óptica”, brincou.
LEIA TAMBÉM:
'Igualdade de oportunidades', diz professora sobre provas do Enem no arquipélago do Bailique, no AP
Amapá tem o menor índice de desmatamento entre os estados da Amazônia Legal, diz INPE
Em Macapá, exposição 'Uma floresta dentro da Rede Amazônica' retrata a beleza da natureza
Enem 2025 no Amapá
O Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro em todo o Brasil. No Amapá, 33.193 pessoas se inscreveram para o exame, sendo 5.727 estudantes do último ano do ensino médio da rede pública. Os dados são do Painel do Enem, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC).
Segundo o levantamento, 23.566 inscritos no estado tiveram isenção da taxa de inscrição e 9.627 pagaram para participar. A maioria dos candidatos é mulher: 19.620 (59,11%). Os homens somam 13.573 (40,89%).
Quanto à etnia, 20.798 participantes se autodeclararam pardos, 7.081 brancos, 4.276 pretos, 405 amarelos e 262 indígenas.
A faixa etária com mais inscritos é de 21 a 30 anos, com 7.724 confirmações. Já os participantes com mais de 60 anos somam 114.
Porta de entrada para o ensino superior
O Enem avalia o desempenho dos estudantes ao fim do ensino médio. Com mais de 20 anos de história, o exame é a principal forma de acesso ao ensino superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Faculdades públicas e privadas também usam o Enem como critério de seleção, seja de forma exclusiva ou complementar.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: