Dez gatos de rua são achados mortos durante dois meses em Paulista; moradores denunciam envenenamento
07/12/2025
(Foto: Reprodução) Dez gatos foram encontrados mortos, nos últimos dois meses, em rua do bairro do Janga, em Paulista, no Grande Recife
Reprodução/WhatsApp
Um grupo de moradores de Paulista, no Grande Recife, denunciou a morte de dez gatos no mesmo local. A suspeita é que os animais, que viviam na rua e eram alimentados, castrados e encaminhados para adoção pela própria comunidade, foram envenenados.
Todos os bichos foram encontrados mortos na Rua Manoel Herculano Pessoa, no bairro do Janga. O caso é investigado pela Polícia Civil.
✅ Receba as notícias do g1 PE no WhatsApp
"A gente começou a perceber que sumiu um, sumiu outro, a partir de meados de outubro. [...] Alguns vizinhos relataram aqui na rua que estavam sentindo um mau cheiro", disse uma moradora, que pediu para não ser identificada.
Ela contou que cuida dos animais desde 2023, com outros quatro vizinhos. Segundo a mulher, os bichos ficavam numa casa que está em reforma. Um deles era um gato, que foi encontrado morto embaixo do carro de um morador. Dos mais de dez animais, há apenas quatro gatas vivendo na área.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
"[Ele] estava com resquício de envenenamento. Estava todo urinado e com os olhos bem arregalados", afirmou.
A moradora disse, ainda, que tentou acionar a prefeitura de Paulista para solicitar apoio no recolhimento dos animais e encaminhamento a abrigos, mas não teve retorno. O g1 procurou a prefeitura, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.
De acordo com a moradora que fez a denúncia, os animais eram saudáveis e dóceis. Ainda segundo ela, os vizinhos também cuidavam de um cachorro idoso, que um dia apareceu com o maxilar deslocado. Ele chegou a ser levado ao veterinário e adotado, mas morreu meses depois.
Agora, o grupo tenta encontrar pessoas que queiram adotar os outros bichos que vivem no local.
"As gatinhas sobreviventes estão bem, aparentemente saudáveis, três delas estão castradas e a gente está colocando para adoção, mas é muito difícil o pessoal adotar gato mais adulto", afirmou.
O boletim de ocorrência foi registrado como "outras ocorrências ilícitos penais - doloso (consumado)". A Polícia Civil informou que “um inquérito policial foi instaurado para apurar as mortes dos gatos e cachorro ocorridas recentemente no bairro”.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias